domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corpo de Bombeiros interdita nove casas noturnas em São Luís

Estabelecimentos foram interditados na noite de sexta-feira (1º).
Espaços só podem 'reabrir as portas' após cumprirem exigências.


A casa noturna Chez Moi, a Boate Candy e a Boate Observatório foram as primeira casas de eventos noturnos de São Luís, interditadas após fiscalização realizada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros (CB-MA). Segundo o GAT, os estabelecimentos citados apresentam irregularidades como ausência de brigadistas; ausência de sinalização de pontos de fuga; problemas com saídas de emergência; e exposição de fios elétricos. Ao todo, nove estababelecimentos foram fechados no primeiro dia de vistoria.
Em nota divulgada na página do Facebook, o Chez Moi assumiu a ausência de alguns itens de segurança e explicou que a vistoria foi realizada minutos antes da casa abrir as portas, pedindo desculpas aos clientes. A direção afirmou que conta com "todas as autorizações de funcionamento emitidas pelo órgãos competentes" e deve tomar as providências para atender as exigências durante o período de carnaval, quando a casa deve entrar em recesso.
Segundo os Bombeiros, não existe brigada para atuar em caso de incêndio; a saída de emergência está incompatível com os padrões exigidos em lei; a sinalização de emergência não possui visibilidade suficiente e possui problemas; e chega a recebe o dobro de pessoas da capacidade de 250, liberada em vistoria anterior pelos própios Bombeiros.
Por telefone, o G1 entrou em contato com a administração da Boate Observatório. Um funcionário do estabelecimento informou que a vistoria ocorreu por volta de 21h40 e disse que a direção enviaria nota à imprensa "assim que possível". "No momento, estamos elaborando um comunicado para ser fixado na porta da boate e encaminhado à imprensa", avisou o atendente, identificado apenas como Davi.
Os problemas detectados no local durante a vistoria foram saída de emergência incimpatível; fiação exposta; sem brigadista e não há corrimão na escadaria.
O G1 também conversou com o proprietário da Boate Candy, Alan Freitas, que falou sobre a vistoria e as providências a serem tomadas. "Foram poucas coisas. Apenas [a ausência de] três brigadistas e algumas placas de sinalização. Vamos tentar resolver amanhã pela manhã para que a casa abra normalmente já na noite de sábado", esclareceu.
No local os Bombeiros detectaram que a saída de emergência está incompatível; a fiação está exposta; a sinalização de emergência é insuficiente e os selos dos extintores estão danificados.
Com as interdições, os estabelecimentos só poderão abrir as portas quando atenderem às exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, da lei estadual 6.546, de 29 de dezembro de 1995, utilizada pelo Corpo de Bombeiros. Caso haja descumprimento das determinações, os proprietários das casas noturnas podem ser presos e multados.
Mais interdições
Além das três casas, outros seis estabelecimentos foram interditados, entre elas a Excadaria, que funciona no Centro e foi inaugurada há duas semanas. Ainda no centro de São Luís, foram interditados o Roots Bar e a Patrimônio Show. Já no Anjo da Guarda, a inspeção detectou irregularidades na Choperia Fernando, no Clubão da Cidade e na Casablanca.
Na Excadaria a largura das saídas de emergência estão fora dos padrões exigidos e não possui licença dos Bombeiros e não há brigadistas. Na Patrimônio Show os extintores não estão pressurizados, prejudicando a saída natural da água. No Roots Bar não há saídas de emergência, os extintores estão vencidos, a fiação elétrica está exposta, alguns equipamentos estão utilizando uma mesma tomada elétrica, não existe iluminação de emergência, a licença para funcionamento está vencida e não existe uma equipe de brigadistas.
No Clubão da Cidade não há saídas e sinalização de emergência; os extintores não funcionam; não há corrimão na escada; as instalações elétricas estão em mal estado e não há brigadistas. Na Casablanca não há saída e sinalização de emergência; a validade do extintor está vencida; a iluminação de emergência é insuficiente; o corrimão da escada existe apenas em um lado; não há brigadistas e grades nas janelas do mesanino.
Segundo os Bombeiros, na Choperia Fernando não existe sinalização de emergência; a saída de emergência é muito próxima ao palco e é obstruída na parte externa; o extintor não funciona; a instalação elétrica está em mal estado; além de não existir corrimão na escada e brigadista.
Na madrugada deste domingo (3) serão realizadas inspeções em estabelecimentos da Cohama, Turu e Lagoa da Jansen. O balanço final sobre as inspeções será divulgado na segunda-feira (4). Durante o fim de semana, 86 casas de eventos de São Luís devem ser vistoriadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário