A Sejap, secretaria de justiça E ad ministração penitenciaria foi criada após longos anos de debate sobre a necessidade de criar uma secretaria especifica para cuidar de presos no Estado do Maranhão. Esse debate foi feito por entidades que acompanham a realidade carcerária no estado
devendo ser lembradas como pioneiras nessa luta, o conselho estadual de direitos humanos, sociedade de direitos humanos, OAB, pastoral carcerária e militantes da causa penitenciaria.
Depois de muita luta e discussões finalmente a secretaria foi criada, infelizmente as entidades que lutaram sempre por essa causa não apareceram na " foto" , não constam no rol de paternidade da criatura.
Eis que surge a associação de Magistrados que aparece como a proponente da criação da secretaria, fruto de oportunismo , já que não tinha nenhuma discussão acumulada sore sistema penitenciário.
. Pois bem a secretaria foi criada mas as entidades que lutaram sempre pela causa penitenciaria no Maranhão não tiveram influencia nas diretrizes adotadas por essa secretaria, foi o judiciário, o maior intelocutor da atual secretaria, o resultado todos conhecem, denuncias de toda ordem.
O grupo de monitoramento subordinado ao TJ nada faz para combater o desmando da secretaria, diante disso esta sendo criada uma rede paralela de acompanhamento do sistema carcerário maranhense. Essa rede pretende informar a sociedade, o CNJ, e o governo do estado sobre a real situação do sistema penitenciário.
O grupo de monitoramento se omitiu por exemplo sobre o desmonte da estrutura de assistência social criada pela secretaria adjunta de reintegração social ; criada pelo Frei Ribamar Cardos., um dos coordenadores da APAC no Maranhão, as coordenações de saúde. odontológica , jurídica , e assistência social em geral foram entregues nas mãos dos diretores de unidades prisionais ,que no mundo inteiro lutam contra a ressocialização, um retrocesso jamais visto antes.
O frei Ribamar, ao se opor aos desmandos da atual secretaria foi defenestrado, humilhado, ao ponto de ficar sem sala para trabalhar, pior de tudo , foi traído por assessores diretos, a ponto de um desses assessores, da mais alta confiança, apresentar para o frei papel em branco para que assinasse ao meio de outros documentos verdadeiros. foi rechaçado e desmascarado, o tal assessor.
Rola um vídeo na cidade com imagens e sons de alta qualidade com torturas em uma unidade prisional, enfim o quadro da atual gestão é triste, mas ele permanece pelo menos por enquanto.
Mas esse texto me lembra um "ditado" de autoria de uma raposa da política brasileira e maranhense não se briga com quem usa saia, com padre e mulher.
Grande Agente MULAMBO!
ResponderExcluirEsse teu blog é muito ruim, ou melhor dizendo, É PÉSSIMO!Mas tu esqueceu de falar que tu é Agente Penitenciário, e dos piores. Nunca exerceu, de fato, tua função! Talvez por medo ou vergonha. Se diz conhecedor da problemática penitenciária sem nunca ter trabalhado em um presídio! COVARDE!
Eu fico feliz que me classifique como um dos piores agentes, seria motivo de tristeza se considerado um "bom" por gente do teu nível, bom é quem mata preso, tortura, faz extorsão, aproveita-se d miséria alheia, quanto desespero por qual motivo?
ResponderExcluirComo sabe meu nível? Está dizendo que o bom agente é aquele que mata, tortura e extorque? Percebeu algum desespero em minha fala? Acho que quem ficou desesperado foi você com a notícia de que era agente sem conhecimento da causa. Fala daquilo que nunca viu! Fala daquilo que deveria se orgulhar e sempre ataca. Ser agente penitenciário é honroso e não significa ser bandido, torturador como você acaba de generalizar. Não esqueça que lá, como em todas as profissões, tem gente boa e ruim, você é que escolhe o lado!
ResponderExcluirRapaz,se eu fosse vc nao teria tanta esperança nessa nova adm.vindoura da sejap.ouvi falar que duas figuras já conhecidas pela incapacidade administrativa do sistema penitenciário estão de volta.Um é o ex diretor da penitenc.de timon,que nunca trabalhou lá,pois ia là uma vez por semana.O chefe de segurança era quem mandava là.dizem que aqui quando superintendente de justiça,fazia jogo duplo(Bispo/Frei).Tentou enganar o frei como já citado acima.(colocando papéis em branco para o frei assinar,sem que o frei soubesse do que se tratava.)por essas e outras é que to com um pé atrás.
ResponderExcluirSerá q o teu desespero é porque o frei te desmascarou? o sistema penitenciário é composto em s maioria por homens honestos e trabalhadores, mas uma minoria ruim domina o sistema, alguns assumem a sua postura ao lado do mal outros, como vc dá uma de bonzinho, e vai enganando, traindo, fazendo jogo duplo, mas como se diz há 3 coisas que n se escondem para sempre a lua, o sol e a verdade
ResponderExcluir