terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rodrigo Pimentel, sobre greve na BA: 'Só bom senso pode evitar tragédia'

http://g1.globo.com/noticia/2012/02/rodrigo-pimentel-sobre-greve-na-ba-so-bom-senso-pode-evitar-tragedia

A solução em longo prazo é mudar a legislação, tornar legal a greve de policiais e a sindicalização. 'Não é greve. É motim', afirma Pimentel.


A semana começa com clima tenso na Bahia. O número de assassinatos na Bahia desde o começo da greve dos policiais militares chegou a 89. Salvador, já no ano passado, teve 55 homicídios durante o carnaval, o que coloca a cidade entre as capitais mais violentas do Brasil.
O que estamos vendo é que o modelo de segurança pública, de Polícia Militar, está esgotado. O que diz a Constituição Federal, no Artigo 142, é muito claro: são proibidas a greve e a sindicalização de policiais militares.
Os policiais estão entrando em greve não só na Bahia, mas também entraram no Maranhão e em Fortaleza nesse ano e há também a possibilidade de uma manifestação no Rio de Janeiro nos próximos dias, porque esse modelo está esgotado.
À luz do Código Penal Militar em vigor, isso não é greve. É motim. Eles não deveriam estar armados. Eles dizem “Ninguém vai sacar armas”, ou seja, estão armados. Não deveriam.
Por que isso acontece? Vamos entender. É proibido sindicato, ou seja, não há interlocução, não há experiência em negociação sindical, não há database, não há dissídio. A inexistência do sindicato leva a essa radicalização do movimento.
Quem fala mais alto, quem tem a idéia mais ousada, como a de invadir a Assembleia, um quartel, de roubar uma viatura, essa pessoa ganha poder nesse momento.
Essa associação não representa a maioria dos policiais militares da Bahia. Sabemos que o pleito é justo. Os PMs de todo o Brasil, com exceção de Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, ganham muito mal. Essas tensões vão continuar ao longo da década se esse modelo não for alterado.
A partir de agora, a solução é mudar a legislação, tornar legal a greve de policiais e a sindicalização. Isso em longo prazo. O Exército brasileiro não pode ser usado todo ano para debelar essas greves.
Agora, de imediato, só o bom senso do governador da Bahia e das lideranças das associações da Polícia Militar na Bahia pode evitar uma tragédia maior. Afinal, o clima na Bahia já é um clima de tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário