sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Blogueira diz que governo cubano negou permissão para vir ao Brasil

O governo cubano negou permissão para que a blogueira e jornalista Yoani Sánchez, uma das principais vozes críticas ao regime no país, venha ao Brasil participar do lançamento de um documentário do qual é uma das personagens centrais, anunciou nesta sexta-feira (3) a blogueira no Twitter.
"Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a vez de número 19 em que me violam o direito de entrar e sair de meu país", postou Yoani.
Em seguida, em novas postagens, a blogueira questionou o respeito à resolução 13 da Declaração de Direitos Humanos, e expressou sua reação à negativa. "Eu me sinto como um refém sequestrado por alguém que não ouve ou dá explicações. Um governo com máscara e uma arma na cintura", escreveu.
Comentário postado por Yoani Sánchez em seu microblog (Foto: Reprodução/Twitter)Comentário postado por Yoani Sánchez em
seu microblog (Foto: Reprodução/Twitter)
Desde que criou o blog "Generatión Y", em 2007, Yoani teve 18 pedidos negados para deixar a ilha, três deles para vir ao Brasil onde, além de outros convites para a pré-estreia do filme, também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).
No último dia 25, a blogueira já havia recebido o visto de turista para visitar o Brasil, concedido pelo Ministérios das Relações Exteriores por meio da embaixada em Havana.
A cubana pretendia participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, no qual é entrevistada. Adiada outras vezes devido à ausência de Yoani, a exibição do filme está prevista para o próximo dia 10.
CríticaA blogueira já havia comentado mais cedo, também por meio do Twitter, a visita da presidente Dilma Rousseff ao país esta semana. "Alguns dizem nas ruas que Dilma veio a Cuba com a carteira aberta e os olhos fechados", postou.

Em postagens anteriores, Sánchez havia pedido que Dilma debatesse a questão dos direitos humanos no país. A presidente chegou a abordar o assunto, dizendo que a política de direitos humanos não pode ser transformada em "arma" de combate ideológico.

Questionada, Dilma também disse, durante sua visita à ilha, que o Brasil já havia concedido o visto à Yoani, e que a permissão para a viagem cabia ao governo cubano.

No final do ano passado, a blogueira divulgou um vídeo, gravado em Havana, em que apelava à presidente brasileira para que intercedesse por sua vinda.
“Sei muito bem que ela [Dilma] conhece, na própria carne, o que é essa desproporcão de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo e a repressão. Então gostaria de apelar precisamente a este conhecimento histórico e tradicional que [ela] tem de algo parecido com o que estou vivendo e pedir que, por favor, intereceda por mim”, disse a blogueira.

Em seguida, Yoani também divulgou um carta aberta, em que voltava a pedir a ajuda de Dilma para vir ao Brasil e solicitava um encontro em Havana durante a visita da presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário