terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

REGIÃO LAGOS FLORIDOS-SÃO BENTO-MA

Região Lagos Floridos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
Segundo a tradição, o primeiro povoador da antiga São bento dos Perizes foi João Alves Pinheiro, oriundo da Vila de Alcântara. Lugar de poucos habitantes no século XVIII, já contava,em 1822, com uma população de cerca de 600 casais, pelos quais foi enviado ao Conselho da Província requerimento que objetivava sua elevação à categoria de vila. Apesar de ter recebido voto favorável da Câmara de Alcântara, esse pleito somente veio a ser atendido a 29 de abril de 1933, pela Lei provincial Nº7. Graças ao interesse de seus administradores pela educação, a vila passou a contar com uma escola de primeiras letras em 1837 e com um estabelecimento de ensino de humanidades, fundado pelo padre Luiz Raimundo da silva Brito, sob a invocação de N. S. da Conceição, em 1866. Palco de inúmeros movimentos artísticos e literários, São Bento ganhou seu primeiro teatro em 1854, por iniciativa de Antônio Alexandre Bucello, tendo suas atividades sido encerradas com o desabamento do prédio que o abrigava. Em 1865, Benedito de Barros Vasconcelos, João Novaes Guimarães, João Miguel da cruz e o major Antônio Raimundo de oliveira Gomes formaram uma sociedade, instalando um novo teatro – o Recreio Dramático – em uma casa na Rua Grande. Já neste século, a partir de 1902, quando começou a ser editado o jornal O São Bento, a cidade foi contemplada com vários órgãos de imprensa: Luz, criado por Gonçalo Guimarães; O Laço, jornalzinho humorístico redigido por Sarney Costa, Antônio Carvalho e Ivan Araújo; Aura , sob a orientação de Urbano Pinheiro, Enes Carvalho e Augusto Conte Soares; Offside, tendo à frente Benedito Maia Moniz, Olegário Azevedo e Urbano Pinheiro , e O Imparcial, publicado de 12 de outubro de 1921 a 19 de outubro de 1924, sob a direção de Urbano Pinheiro. São Bento foi elevada à categoria de idade e sede de município pela Lei Nº 361, de 30 de março de 1905. Entre seus filhos mais ilustres, destacam-se: Felipe Benício de Oliveira Conduru, Dom Luiz Raimundo da Silva Brito, José Luso Torres, Domingos Quadros Barbosa Álvares, Raimundo de Araújo Castro, Carlos Humberto Reis, Urbano Pinheiro, Sarney Araújo Costa,Dom Felipe Benedito Condurú Pacheco e D. Luís Raimundo da Costa Leite.
Significado do Nome



Aniversário da Cidade

30 de Março


hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Clima 
Tropical úmido

Temperatura Média



hspace=0 COMO CHEGAR
Localização
Norte Maranhense 
Limites
Pinheiro(ao oeste), Palmeirândia(ao norte), São Bento de Bacurituba (ao leste), Peri-Mirim(ao norte tb) e São Vicente de Férrer (ao sul).
Acesso Rodoviário


Distâncias
60 km da Capital 
hspace=0 TURISMO
Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS




- Bumba-meu-boi de Cofo - é, atualmente,  uma das manifestações mais festejadas do município de São Bento. Na indumentária trazem palha de buriti, palha mansa de tucum, carnaúba, etc.


hspace=0 Informações Úteis
fonte:famem

Nenhum comentário:

Postar um comentário