sábado, 12 de fevereiro de 2011

COM 50 MORTOS MARANHÃO LIDERA RANKIG DE VIOLÊNCIA E CRUELDADE EM REBELIÕES

sábado, 12 de fevereiro de 2011


Doentes mentais estão cumprindo
pena em Penitenciária, diz deputada

Com 50 mortos, Maranhão lidera rankig de violência e crueldade em rebeliões
JM Cunha Santos

Pelo menos 50 presos foram mortos, esquartejados e decapitados em rebeliões ocorridas no Maranhão, segundo avaliação do deputado Bira do Pindaré. E a deputada Eliziane Gama fez a mais grave denúncia de todo o debate em torno das carnificinas que acontecem em presídios maranhenses: por falta de manicômio judiciário (somente a Clínica La Ravardière, administrada pela Prefeitura, recebe o louco infrator) doentes mentais acabam cumprindo pena ou recebendo “tratamento” na Penitenciária de Pedrinhas. Misturados a membros do crime organizado e presos comuns, uma fórmula explosiva que certamente está contribuindo para transformar os presídios do Estado em açougues de carne humana.

No Instituto de Criminalística, existem apenas dois computadores para toda avaliação pericial do Estado, diz Eliziane Gama. São 5 mil presos e 16 mil mandados de prisão a serem cumpridos no sistema prisional, segundo o ex-secretário de segurança e deputado Raimundo Cutrim. São apenas 64 defensores públicos para atender 60% da população, quase 4 milhões de maranhenses conforme a deputada Eliziane. Uma única vara de execução penal funciona com apenas 2 juízes e são apenas duas promotorias especiais na área de execução penal.

Informa o deputado Alexandre Almeida que o índice de reincidência no Complexo Penitenciário de Pedrinhas é de 70% dos presos. A recém criada Secretaria de Administração não tem orçamento, mas 14 cabeças cortadas depois, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve no Maranhão para deixar R$ 20 milhões de reais. Objetivo: construir uma penitenciária em Bacabal e outra em Pinheiro. Mas já havia dinheiro, deixado pelo governador Jackson Lago, para construção da Penitenciária de Pinheiro, segundo o deputado Marcelo Tavares. A obra não foi feita porque o governo Roseana não conseguiu um terreno. Dá para acreditar?

Presos de Justiça continuam cumprindo pena em delegacias e segundo o deputado Bira do Pindaré enquanto a média nacional é de 1 policial para cada 300 habitantes, no Maranhão temos 1 policial para cada 800 habitantes. O orçamento previsto para a segurança pública é de R$ 250 milhões, mas em novembro, segundo denúncias, faltava combustível nas viaturas da polícia e a Secretaria de Segurança não tinha crédito nos postos de gasolina de São Luís. Os policiais maranhenses continuam ganhando salários de miséria, enquanto outros estados estão se adequando ao que é pago aos policiais em Brasília.

Não há o que discutir. Esqueceram a segurança pública.










Nenhum comentário:

Postar um comentário