quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Planalto em alerta com possibilidade de Orçamento não ser aprovado

Se não houver um recuo do Palácio do Planalto, a chance é grande do Orçamento não ser votado neste ano. O prazo é curto e até o momento não há sinalização para acordo.

O presidente da Câmara, Henrique Alves, deve fazer um gesto para apensar as duas partes da PEC do Orçamento Impositivo. Essa matéria tinha sido fatiada na CCJ. A LDO foi aprovada levando em conta a regra da obrigatoriedade do pagamento das emendas parlamentares. E a base aliada não abre mão disso.

O grande problema, é que o Planalto nunca quis a aprovação do Orçamento Impositivo. Por isso, os aliados acreditam que o governo encontrou nesse fatiamento a desculpa que precisava para desfazer esse acordo.

Agora, o problema está com a presidente Dilma, que está pressionada a aprovar o Orçamento por dois motivos. Primeiro, porque a aprovação do Orçamento ajuda o governo a recuperar a credibilidade junto aos investidores, num momento em que as agências de classificação de risco ameaçam rebaixar a nota do Brasil.

E segundo, porque é ano eleitoral. E portanto, Dilma só terá o primeiro semestre para realizar gastos orçamentários necessários para movimentar a economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário