quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A Região Tocantina e a eleição estadual

A região tocantina é polarizada por Imperatriz a segunda maior cidade do estado. Imperatriz dá o norte econômico e politico para a região Tocantina. Tradicionalmente a região é disputada a peso de ouro pelos grupos políticos que disputam o controle do estado. Imperatriz é uma cidade do interior do estado atípica, eleitoralmente falando, pra começar a prefeitura normalmente é disputada por três grupos políticos.


Para vencer a eleição em primeiro turno o candidato deve ter no ´ mínimo 51% do eleitorado numa disputa acirrada entre grupos fortes. Na última eleição o candidato Sebastião Madeira, hoje tucano, antes PMDB, venceu a eleição no primeiro turno, foi reeleito. O que simboliza a aprovação do mandato pela população.


Embora seja do PSDB já declarou apoio a candidatura de Luís Fernando, PMDB, mais que isso, ciceroneia o pré candidato do PMDB pela região inteira. Este por sua vez aproveita a apresentação e estabelece parcerias, assina convênios, ordens de serviço, firma acordos. O contato do pré candidato se dá com lideranças políticas da região inteira, lideranças políticas partidárias ou não, parcerias institucionais ou não.


Os contatos do pretendente ao palácio dos leões não se limitam aos atores institucionais, para além disso, com associações, ONGS, rádios comunitárias, enfim vai se tornando familiar na região , esses contatos se iniciaram há mais ou menos 14 meses da eleição, em tempos de "PRAGMATISMO" político esse namoro pode dá em casamento e decidir a eleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário