quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Acusados de matar servidor que combatia corrupção são condenados

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/12/acusados-de-matar-servidor-que-combatia-corrupcao-sao-condenados.html



José Maria Barbosa investigava esquemas na Secretaria de Educação.
Funcionário foi assassinado na porta de casa, em São Luís, há 15 anos.


Os acusados pelo assassinado do superintendente administrativo da Secrataria de Estado de Educação José Maria Chagas Barbosa foram condenados pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da 2ª Vara de São Luís na última terça-feira (3), segundo o Ministério Público do Maranhão. A vítima foi assassinada há 15 anos, na porta de casa, após investigar esquema de corrupção na secretaria.

O mandante, Ângelo dos Reis Calçado, foi condenado a 28 anos de reclusão em regime fechado. Os soldados da Polícia Militar reformados, José Almir Silva Mendes, autor do crime, e José Gonçalves de Oliveira, agenciador, foram condenados a 24 anos e seis meses de reclusão.

O mandante e o autor encontram-se foragidos e tiveram prisão preventiva decretada. Já o agenciador pode recorrer da decisão em liberdade.

Entenda
Barbosa investigava e combatia esquemas de corrupção na Secretaria de Educação, em São Luís, onde alguns servidores desviavam combustíveis e materiais de expediente. Ele foi morto, aos 60 anos, com cinco tiros na noite de 17 de abril de 1998, na porta de casa, no Renascença II.

O servidor foi emboscado por um pistoleiro encapuzado. A vítima estava dentro de um carro da secretaria quando foi alvejado com um tiro no abdômen, dois no pescoço e outros dois no rosto. Morreu a caminho do hospital.

Incomodado com as investigações feitas por José Maria Chagas Barbosa, Ângelo Calçado, então chefe do setor de transportes da Secretaria de Educação, contratou o agenciador, José Gonçalves de Oliveira, que, por sua vez, encomendou o assassinato a José Almir Silva Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário