quinta-feira, 10 de outubro de 2013

MORTES EM PEDRINHAS

Em meio a mais uma tragédia em pedrinhas , onde ainda não sabemos o real número de mortes e de fugas, fica evidente a fragilidade do sistema se segurança e a inquestionavel existência e força de grupos criminosos organizados dentro das unidades prisionais,.
Salta aos olhos a deficiente estrutura física do sistema penitenciário, o que muito tem contribuído para os últimos acontecimentos, haja visto que não é possivel fazer a separaçao de presos , conforme previsão da LEP,pelo menos a contento. Deixa claro de uma vez por todas que sistema penitenciário e segurança pública ou insegurança pública , estão ligados umbilicalmente, vide a destruição de ônibus em vários pontos da cidade, a mando de umas das facções envolvidas no conflito no sistema
penitenciário ,             aliás, foi um dos focos da palestra do Juiz Luciano Losekan , ontem no Louzeiros, o sistema penitenciário e as implicações na segurança pública.
M Mas afinal o sistema penitenciário está organicamente ligado ministério da justiça ou a segurança  pública?. Outro tema inteligentemente abordado é a falta de ênfase no texto constitucional sobre o  o  ,importante tema segurança pública, e o sistema penitenciário?. Esse então nem se fala. A falta   dde    previsão da participação popular nesses seguimentos contribui , certamente para o predominio de visões policialescas e unilaterais nas ações     das referidas pastas.

Essas ausências no texto constitucional de 88 causa espécie e começa a ser alvo de debates contundentes que logo trará consequências.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário