quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Eliziane Gama , o fator surpresa

Ulisses Guimarães já dizia, "política é como nuvem, cada hora tá de um jeito". A disputa pelo governo do Maranhão estava polarizada entre o grupo Sarney, e Flávio Dino, este último foi se consolidando como alternativa ao candidato do grupo Sarney, com um discurso de mudança, pregando igualdade, justiça social, denunciando o atraso, o fisiologismo, patrimonialismo, e ostentando uma história de conquistas pessoais, inteligente, fez carreira no serviço público, sempre pela via do concurso. Diante de um desgaste natural , após mais de 40 anos no poder, não é surpresa que o ex juiz se tenha tornado uma alternativa ao estado de coisas que se instalou no Maranhão.
Ocorre que nos últimos sete anos, tempo da curta e meteórica carreira de Dino, a realidade foi se impondo ao imaginário. Os assessores de Dino deslumbrados com a proximidade do poder e do candidato,começaram a demonstrar insegurança e e a insegurança começou a se transformar em arrogância , desprezo aos aliados, ou melhor aos instrumentalizados, pois na lógica do grupo que ronda Flávio Dino,todos devem servir aos interesses do "projeto".

As pessoas simples, aquelas que deram visibilidade ao candidato no inicio de sua trajetória política, não tem mais utilidade, podem e devem ser descartados, mas a insegurança dos deslumbrados pela expectativa de poder se estende para os incomuns também, os políticos profissionais, não é raro um renomado político está a reclamar do tratamento recebido pelos assessores do Dino. Com a vitória do Edivaldo Holanda a arrogância aumentou , e a insatisfação dos maltratados também.

Os ideólogos do Projeto Dinista chegaram a conclusão que para ganhar a eleição devem absorver métodos e atrair integrantes do grupo Sarney para si, e nessa convicção começaram " a caça aos troféus," integrantes do grupo dominante, José Reinaldo, RUBENS PEREIRA, pai e filho, o ex deputado José Orlando, Raimundo Cutrim, Taty Palácio, e muitos outros, de forma que os grupos Dinistas e ex Sarneysistas são um só, também se aliaram ao que diziam ser a "oligarquia Lago", é comum Flávio está ladeado por  Everton Rocha, Renato Donisio, Luiz Pedro e outros capas do PDT, da era Jackson.

Nesse contexto, a vanguarda política, uma minoria, formadora de opinião, hoje se opõe frontalmente a candidatura de Flávio Dino, nesse ínterim surge a candidata Eliziane Gama, uma deputada moderada, apoiada pela igreja assembléia de Deus, com uma ótima votação em São Luís, na última eleição para deputado estadual, e com um discurso semelhante ao de Dino, que é o mesmo de José Saney, ao tomar posse em sessenta e seis ,quando assumiu o governo do Maranhão, a, diferença da candidata para o candidato, é que até agora o seu grupo, da candidata, não pode ser confundido com o grupo Sarney.
Assim a candidata evangélica está assumindo bandeiras, e discursos que o Dino esqueceu, ou melhor não pode mais usa-lo.De todo modo a candidata já se constitui mais uma liderança no estado, uma variável importante na disputa de poder daqui pra frente no Estado e em S. Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário