quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MINHA CASA, MINHA VIDA:Imóveis vendidos pelo Facebook

EXCLUSIVO: INVASORES VENDEM AS CASAS do programa do Governo por até R$ 8 mil




Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (03/10) na Câmara de Vereadores de Parnaíba, proposta pelo vereador Carlson Pessoa (PSB), foram apresentadas graves denúncias sobre o uso indevido de casas do residencial Colinas, que faz parte do programa Minha Casa Minha Vida. Além de casos onde imóveis são alugadas, e ficam fechadas por anos, também a denúncia de venda das casas através do Facebook.

O vereador apresentou ainda uma carta enviada pela moradora Layza Araújo, que denuncia a venda de imóveis do MCMV por até R$ 8 mil. Ela afirma que sua mãe foi beneficiada no programa, mas ao chegar para tomar posse, encontrou uma pessoa que havia invadido o imóvel e estava comercializando a casa. (Leia carta na íntegra abaixo)

Durante a audiência, o vereador mostrou ainda fotos de várias casas que estão fechadas, porém cercadas por arame farpado, como se demarcasse que há um proprietário. Enquanto isso, dezenas de famílias aguardam por até cinco anos para receber o imóvel. "Essas casas não são para doar em campanhas eleitoreiras. Aqui vamos tratar da ocupação ilegal de dezenas ou até centenas de casas alugadas ilegalmente ou até vendidas, onde creio que ocorre um crime federal", destacou o vereador logo no início da audiência.


Casas estão sendo vendidas até mesmo pelo Facebook no residencial Colinas, em Parnaíba
A audiência contou com a presença do Superintendente Regional da Caixa Econômica, Raimundo Nonato, comentou a situação e admitiu que esses problemas de fato existem não só em Parnaíba, mas em todo Piauí e em dezenas de cidades no país.
"É uma problemática com que temos infelizmente de conviver, mas queremos sair daqui com os encaminhamentos e aproveito para solicitar o material apresentado pelo vereador, que irá ajudar a fazer nosso trabalho de conferência", disse.

"É uma problemática com que temos infelizmente de conviver, mas queremos sair daqui com os encaminhamentos e aproveito para solicitar o material apresentado pelo vereador, que irá ajudar a fazer nosso trabalho de conferência", disse.


Superintendente Regional da Caixa, Raimundo Nonato, alertou que famílias que alugam casas podem perder o benefício
Raimundo Notato comenta que mesmo sendo proibido em contrato, muitas famílias estão vendendo, trocando ou alugando, ou simplesmente deixando as residências fechadas. "Zerar esse problema, não vamos zerar, mas a nossa expectativa é minimizar. O papel da Caixa Econômica é de fiscalizar, mas é importante que os órgãos ajudem. E avisamos que estas famílias vão perder esse direito que ganharam, seja quem aluga, vende ou quem comprou", alerta.

LEIA CARTA DENÚNCIA APRESENTADA NA SESSÃO

"Boa Noite Carlson ,
Já andei trocando uns e-mails com você sobre a situação de uma casa do programa Minha Casa, Minha Vida, no qual minha mãe Patricia Maria Vieira Araújo, foi beneficiada e ao ir tomar posse, a casa já estava no seu segundo morador que havia comprado do primeiro que invadiu por R$ 8.000,00.
A casa fica no Loteamento Cidade Nova e está em processo no Tribunal de Justiça, processo esse que ja se arrasta por um ano, e não se tem nenhuma posição nem do processo nem da Caixa, nem de ninguém....
Pois bem eu moro em Teresina e minha mãe está comigo aqui pois estou gravida de nove meses e estou indo pra Parnaíba muito em breve, provavelmente ainda essa semana para ter meu bebê, ai ou logo após ele nascer para passar meu resguardo. Então não tem como nem ela nem eu está indo participar dessa audiência na Câmara Municipal de Parnaíba amanhã (03).
Gostaria de saber se ainda posso assim que chegar ai contar com sua ajuda para desenrolar essa situação e denunciar os descasos tanto da Caixa que não verifica a real situação das casas antes de fazer a pessoa assinar diversos documentos de recebimento e pagar diversas parcelas e do Tribunal por não agilizar um processo tão simples como é de reintegração de posse que é a nossa situação.

Fico no aguardo de uma resposta sua.
Atenciosamente,
Layza Araújo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário