domingo, 20 de outubro de 2013

Esquema de guerra garante segurança em hotel onde ocorrerá leilão do pré-sal




RIO - É volumoso o esquema de segurança montado nos arredores do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, na manhã deste domingo, para o primeiro leilão do pré-sal, marcado para segunda-feira. Uma esquema com contornos de operação de guerra está sendo armado: caminhões do Exército estão enfileirados junto aos carros dos banhistas na Praça Soldado Geraldo da Cruz, nos fundos do hotel, entre eles, dois caminhões de jato.


Ao longo da manhã, um surfista circulou mascarado em frente ao hotel, como forma de protesto ao ostensivo esquema de segurança.

Uma das casas da praça, colada ao hotel, serve de base para o o contingente, com cerca de dez caminhões estacionados, uma ambulância e dezenas de banheiros químicos. Homens da tropa de Choque do Exército fazem uma parede de proteção em frente ao Hotel na Avenida Lúcio Costa, armados com pistolas, escudos e balas de borracha. Os fardados também circulam pelo lobby e alguns andares do hotel, chamando a atenção dos hóspedes, como o produtor rural goiano Tasso Jayme.

— Sabia que haveria o leilão, mas não no hotel em que eu ficaria hospedado. Acho isto uma ostentação desnecessária.

Na orla um helicóptero do Exército sobrevoa a região, voando baixo e com as portas abertas. Apesar do visível reforço do policiamento, o clima entre os moradores da Barra é de tranquilidade:

— Esse leilão vai ser benéfico, mas acho necessário sim o reforço. Sou contra as manifestações violentas — disse a moradora Célia Antonelli, enquanto passeava com a neta em um carrinho de bebê.



A área de Libra é a maior reserva de petróleo já encontrada no Brasil. Ele está localizado na porção fluminense da Bacia de Santos. Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que as polícias Militar e Civil estão mobilizadas para atuar em colaboração com o Exército na operação que foi determinada pela Presidência da República.

A PM reforçará o policiamento ostensivo no entorno do perímetro determinado pelos Exército e vai atuar em pelo menos 15 pontos de bloqueio na Barra da Tijuca. No restante do estado, a PM informa que vai reforçar a segurança em 13 pontos que incluem prédios públicos e locais de aglomeração. Delegacias distritais da Polícia Civil e unidades especializadas da instituição estarão com suas equipes reforçadas para o atendimento de ocorrências relacionadas ao evento.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/esquema-de-guerra-garante-seguranca-do-hotel-onde-acontecera-leilao-do-pre-sal-10441637#ixzz2iGvKmiWW
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário