sábado, 29 de dezembro de 2012

São Luís bate Nova Iorque em assassinatos

http://www.sistemadifusora.com.br/maranhao/item/20101-são-luís-bate-nova-iorque-em-assassinatos

 o número de assassinatos registrados até a última quarta-feira (26), em São Luís, é 75% superior ao anotado em Nova Iorque, a terceira maior cidade do mundo, com 8,1 milhões de habitantes – na região metropolitana são 18,9 milhões.
Nesta sexta-feira, a prefeitura da cidade norte-americano divulgou os dados até agora anotados em todo o ano. Os homicídios são os menores desde 1963. Foram 414 casos de morte violenta por arma de fogo ou branca.
São Luís registrou até a quarta-feira passada, 692 assassinados. Somente no mês de dezembro, foram 77, segundo estatística do Instituto Médico Legal em São Luís. Esses números são apenas da Grande São Luís, que tem 1,5 milhão de habitantes. A capital maranhense possui 1,1 milhão.
Se for levado em conta todo o estado do Maranhão, a taxa de homicídios é bastante elevada. Não há dados confiáveis, pois a própria Secretaria de Segurança Pública se perde em conceitos e dados em torno das mortes violentas. Em tempo: o Maranhão possui 6,5 milhões de habitantes, bem menor, portanto que a cidade de Nova Iorque.
A diferença do número da população com os casos de assassinatos entre as duas cidades é gigantesca, assim como sua política de segurança pública. Enquanto no Maranhão as autoridades se perdem no gerenciamento da questão, em Nova Iorque a explicação para estas cifras é, segundo a prefeitura, as táticas efetivas da polícia para prevenir o crime e a expansão dos programas sociais em termos de justiça.
Com a queda observada em 2012, a taxa de homicídios em Nova York é de 3,8 por 100.000 habitantes, de longe a mais baixa para uma grande cidade norte-americana, segundo a prefeitura.
Segundo seus dados, se Nova York tivesse a mesma taxa de homicídios que Chicago (norte), registraria mais de 1.400 assassinatos anuais, o triplo da cifra atual. O nível mínimo histórico anual de homicídios era 2009, informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em um ato da polícia nova-iorquina.
Nova York registrava 414 homicídios até 28 de dezembro de 2012 e se transformará, dentro de alguns dias, no ano com menos assassinatos na cidade, após a redução do número de 471 assassinatos registrados em 2009, que era o mínimo até agora.
"Está bastante claro que vamos bater esse recorde e vamos fazer isso com folga", disse Bloomberg em um ato da polícia nova-iorquina. Em 2011 a cidade registrou 515 assassinatos. Um ano antes foram 536.
"Os homicídios caíram este ano 19% em relação ao ano passado. Caíram 35% comparado com 11 anos atrás, quando começou nossa administração", acrescentou o prefeito.
A cidade começou a registrar uma forte redução a partir de 1994, com a chegada à prefeitura de Rudolph Giuliani e seu sistema de "tolerância zero".
Dos 1.946 homicídios registrados em 1993, o número passou a 1.561 no ano seguinte e a 1.177 em 1995. No final do mandato de Giuliani, em 2001, foram contabilizados 649 assassinatos.



Texto de Gilmar Corrêa com agências internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário