segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Região do São Raimundo vira uma verdadeira terra sem lei




Região do Conjunto São Raimundo, virou uma verdadeira terra sem lei. Em dez meses, foram registrados 136 assassinatos


Bairro do São Raimundo, região com alto índice de violência,é comandada por traficantes que cobram pedágio e ameaçam as pessoas (Gilson Teixeira/OIMP/D.A Press)


As comunidades encravadas na região circundante da reserva florestal,da Força Aérea Brasileira se constituem num verdadeiro território sem lei, onde homens cruéis se revelam também sem alma. Esta região é da circunscrição da 15ª Delegacia Distrital (Conjunto São Raimundo), uma unidade do sistema de Segurança Pública que desprovida de recursos humano e técnico, se torna incapaz de atender às necessidades das comunidades atingidas por elevado índice de criminalidade e extremada violência.

Trata-se de uma região dominada pelo narcotráfico, cujos chefes , motivados pela impunidade, se julgam senhores de tudo, acima do bem e do mal, com capacidade de julgar e executar seus antagonistas ou qualquer um do povo que contrarie suas vontades.

Um jovem viciado foi executado somente porque o traficante estava desejoso de matar uma pessoa naquele dia. Outro foi seqüestrado e está desaparecido porque estava reformando sua casa, tornando-a mais bonita, sendo morador novo no bairro.

Sua casa e de uma irmã foram saqueadas pelos traficantes que levaram tudo inclusive o vaso sanitário e a pia da cozinha. Diante de tanta violência e acinte, a população vive autêntica síndrome do medo, recusando-se a fazer qualquer comentário sobre os atos criminosos que testemunha no seu cotidiano.

Vontade de matar

Na manhã do último dia 3 de dezembro, Mabio Alves de Sousa, 23 anos, saiu do sítio de sua tia Maria do Carmo Alves Carvalho, onde trabalhava e foi até à Rua do Cajueiro, na Vila Romário, como habitualmente fazia e foi surpreendido por Augusto César Viana dos Santos, que sem qualquer discussão ou motivo aparente, sacou de um revólver e fez um disparo contra a cabeça da vítima. Mabio morreu no local.

Antes de fugir, Augusto César, que seria traficante, entregou a arma usada no crime para um homem conhecido como "Louro", que seria ligado ao tráfico de drogas na região. Sabe-se que momentos antes de cometer o crime, Augusto César teria dito que naquele dia tinha que matar um. O fato foi comunicado na 15ª Delegacia Distrital e os investigadores realizaram diligências, porém não encontraram o acusado. Um inquérito foi instaurado para apurar responsabilidades.

Morte e mistério

Outro crime que está envolto em denso mistério é a morte do servente Celso Araújo Lopes, morador do Tibiri. Ele foi visto com vida pela última vez, por volta das 22 horas do dia 15 de agosto. Seu cadáver foi encontrado na noite do dia 17 do mesmo mês, no velho prédio do curtume desativado, no Tibiri. Celso era viciado em maconha e crack e teria saído na companhia do namorado de sua irmã Marinildes Lopes, identificado como Elson Santos Farias, conhecido como "Farinha" e o irmão deste, Manoel Santos Farias.

Não retornou para casa de sua irmã Marinildes, onde morava, e seus acompanhantes negaram ter ficado com ele além das 20 horas, quando a vítima teria saído da casa de Manoel, após os três terem consumido drogas. Celso Araújo Lopes foi morto a facadas e seu corpo, já em estado de putrefação, foi encontrado dois dias depois, no interior do prédio do velho curtume. Um inquérito tem andamento na 15ª Delegacia Distrital ( São Raimundo) para apurar o crime.

Sequestro e vandalismo

Há seis meses o jovem Thailson Lopes Alves, 19 anos, recebeu uma casa que lhe foi presenteada pelo pai, o aposentado Isanil Alves, na Vila Cutia. No final da tarde do último dia primeiro dezembro, ele desapareceu e até agora não foi localizado. Teria saído para comprar alguns metros de piso. Há suspeitas de que Thailson foi seqüestrado pelo grupo do traficante conhecido como Maurinho, que aterroriza na
Vila Cutia.

Depois de receber a casa presenteada pelo pai, Thailson foi morar ali na casa 77 da Rua 31 com sua então companheira Larissa, de quem separou após saber que ele havia emprestado um revólver de sua propriedade para um morador daquele bairro, que seria um jovem com
problemas de conduta.

Conforme Isanil Alves, seu filho Thailson Alves ficou morando só e, mesmo estando desempregado, trabalhava como servente de pedreiro e
aplicava o dinheiro que ganhava na melhoria da estrutura de sua casa. Comprou TV LCD de 40 polegadas, geladeira, aparelho de som, tendo colocado piso de cerâmica, pia de inox e revestimentos e pretendia construir uma piscina no quintal da casa. "Se tratava de uma moradia fora dos padrões do bairro e isto despertou inveja do traficante Maurinho", disse.

Veja reportagem completa na edição impressa de hoje de O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário