sexta-feira, 4 de maio de 2012

TJ vai apurar vazamento de depoimentos no caso Décio Sá

Juiz Sebastião Bonfim tem até 180 dias para realizar investigações.
Magistrado ouvirá ouvirá funcionários do Fórum da capital e da imprensa.


O juiz Sebastião Bonfim, titular da 7ª Vara Criminal de São Luís, e diretor do Fórum da capital, será o responsável por dirigir o Procedimento Administrativo que apura o repasse de informações à imprensa do caso Décio Sá, mesmo após a decretação de sigilo. A informação foi repassada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Antônio Guerreiro Júnior, no início da tarde desta quinta-feira (3).
Um pouco mais cedo, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha, seguindo determinação do próprio desembargador-presidente, publicou nota e determinou a abertura de sindicância para apurar se houve vazamento de informações no Fórum. No documento, o corregedor informa que “em havendo quebra do sigilo por parte de servidores do Judiciário, eles serão devidamente punidos”.
O magistrado terá entre 90 e 120 dias para apurar a possível quebra de sigilo e nesse período ouvirá funcionários do Fórum da capital e da imprensa.
 
“Nos documentos mostrados pela imprensa há o carimbo do fórum. O que é preciso saber é se isso aconteceu antes ou depois da decretação do sigilo. Se aconteceu depois, eles não seguiram a ordem e podem sofrer as devidas punições”, afirmou o presidente do TJ-MA. No período da manhã ele recebeu uma comissão de jornalistas representando o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa e o Sindicato dos Jornalistas de São Luís, que solicitaram do TJ as medidas necessárias para que não atrapalhasse as investigações policiais.
O desembargador acredita que a divulgação dos depoimentos pode atrapalhar o trabalho da polícia na tentativa de resolver o caso. “Não ajuda de forma alguma, pelo contrário. As testemunhas que tiveram seus relatos divulgados se sentem amedrontadas, coagidas e isso de certa forma pode colocá-las em perigo, assim como não ajuda em nada”, finalizou.


Do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário