sábado, 26 de maio de 2012

São Luís é a 2ª cidade com maiores pontos de esgoto a céu aberto do país

Capital apresentou uma proporção de 33,9%, segundo o IBGE.
Estudo foi realizado em cidades com mais de um milhão de habitantes.


A capital maranhense é a segunda cidade com maior percentual de esgoto a céu aberto do país, perdendo apenas para Belém. A constatação foi publicada nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), comparando dados obtidos entre as 15 cidades com mais de milhão de habitantes.
Segundo o instituto, 33,9% dos municípios ludovicenses possuem ponto de esgoto a céu aberto em local próximo. Maior que São Luís, o percentual encontrado em Belém chegou a 44,5%, enquanto que cidade com a terceira maior proporção no item foi Manaus, com 20,2%.
A pesquisa também mostrou que São Luís possui o terceiro índice onde há lixo acumulado nos logradouros, 6,3%. As duas cidades números maiores foram Belém (10,4%) e Fortaleza (7,7%). As cidades com menores números neste item foram Campinas (3,6%), Belo Horizonte (2,8%) e Goiânia (2,6%).
Outro item em que São Luís não foi bem foi a relação entre bueiros/bocas de lobo. Apenas 17,1% das ruas têm bueiros ou bocas de lobo. Pior que São Luís, apenas a capital cearense mostrou uma proporção de 16,5%. Em termos comparativos, os melhores índices concentraram-se no Rio de Janeiro (84,6%) e em Curitiba (84,3%)
Arborização
A proporção de domicílios com arborização na capital maranhense é de 32,7%. Apesar de pertencerem à região amazônica, Manaus (25,1%) e Belém (22,4%) foram as cidades com menores índices. Já as mais bem ranqueadas foram Goiânia (89,5%), Campinas (88,4%) e Belo Horizonte (83%).
O estudo foi realizado em 96,9% dos domicílios urbanos durante a pré-coleta do Censo 2010, com o objetivo de conhecer a infraestrutura urbana brasileira.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/05/sao-luis-e-2-cidade-com-maiores-pontos-de-esgoto-ceu-aberto-do-pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário