quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pássaro tido como 'espião israelense' causa alarde em vilarejo na Turquia

Pássaro tido como 'espião israelense' causa alarde em vilarejo na Turquia


Um pássaro migratório causou alarde em uma vila no sudeste da Turquia depois que habitantes locais o confundiram com um espião israelense.
As suspeitas dos moradores foram despertados quando o pássaro, um abelharuco-comum (Merops apiaster), foi encontrado morto em um campo com um anel de metal em torno de sua perna no qual se lia 'Israel'.
Eles chamaram a polícia depois de suspeitar do bico da ave, que seria extraordinariamente grande e, segundo imaginaram, poderia levar um microchip instalado pelo serviço de inteligência de Israel, o Mossad.
O animal foi levado para peritos governamentais para exame e declarado seguro.
Teorias conspiratórias
O correspondente da BBC em Istambul, Jonathan Head, disse que o escritório regional do Ministério da Agricultura turco examinou o cadáver de coloridas plumas e explicou aos moradores da vila, perto da cidade de Gaziantep, que era prática comum colocar um anel em aves migratórias, a fim de rastrear seus movimentos.
Uma autoridade do ministério disse à BBC que não foi fácil convencer a polícia local de que o abelharuco não representava uma ameaça à segurança nacional.
Em um certo ponto, uma unidade de contraterrorismo chegou a ser envolvida no caso.
Segundo o correspondente, teorias de conspiração implausíveis criam raízes facilmente na Turquia, com supostas tramas de Israel entre as maiores suspeitas.
Os laços entre a Turquia e Israel se deterioraram acentuadamente depois que nove ativistas turcos pró-palestinos morreram em um ataque de forças de segurança israelenses contra um barco que tentava romper o bloqueio à Faixa de Gaza, há dois anos

Fonte :  G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário