quinta-feira, 6 de outubro de 2011

sindicato dos professores do Ceará pretende manter greve

Representantes do sindicato dos professores da rede estadual de ensino do Ceará saíram da reunião com o governo do Estado nesta terça-feira (4) decididos a manter a greve, segundo o presidente da entidade, Anízio Melo. Na sexta-feira, uma nova assembleia dos professores definirá se a paralisação continua.

Esta foi a oitava rodada de negociação com Governo do Estado, em que estiveram presentes a secretária de Educação Izolda Cela, o chefe de gabinete do governador, Ivo Gomes, e representantes do comando de greve da categoria. De acordo com Melo, o Governo demonstrou a possibilidade de repercutir o piso dos professores no salário, de acordo com o plano de cargo de cargo, salários e carreira.

Segundo prevê a Lei do Piso, professores graduados devem receber 60% a mais que professores com ensino médio. Com a aprovação da matéria na Assembleia Legislativa do Ceará na quinta-feira (29), o salário dos professores foi reajustado para R$ 1,187; caso o governador do Ceará, Cid Gomes, aprove a matéria, os professores do estado com ensino superior passam ganhar 23% a mais que os professores com ensino médio, 37 pontos percentuais a menos do que prevê a lei.

A repercussão do piso e o pedido de veto da matéria foram os principais pontos de reivindicação do comando de greve na reunião nesta terça-feira, de acordo com o presidente do sindicato Anízio Melo. “Agora vamos decidir em assembleia geral da categoria na sexta-feira sobre a greve. Até lá, a greve continua”, diz Anízio.

Anízio Melo diz também que a retomada do diálogo foi “avanço” para chegar ao fim da greve que completa dois meses na quarta-feira (5). Esta foi a oitava rodada de negociação entre Governo do Estado e comando de greve a respeito da paralisação das aulas da rede estadual em 2011.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/10/sindicato-dos-professores-do-ceara-pretende-manter-greve.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário