segunda-feira, 20 de junho de 2011

--Procuradores exigem maior atenção do governo aos conflitos fundiários

A Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão juntamente com os Procuradores Regionais da Amazônica, e membros do Ministério Público Federal, lançaram nota pública em que ressaltam a urgência de enfrentar a violência agrária

O texto foi realizado o durante Encontro Regional da Procuradoria Federal Do Cidadão, realizado em Belém nos dias 7 e 8 de junho.

Os procuradores destacam os recnetes assassinatos no norte do país, advindos de conflitos pela terra, e reforçam a necessidade de maior atenção para esses casos por parte do poder público. Para isso, sugerem a criação e fortalecimento de políticas públicas estruturantes.

A procuradoria considera fundamental que os programas estatais, como o Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) e o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, sejam estruturados de forma a proteger os cidadãos ameaçados.

Também exigem que políticas públicas de assentamento estejam sempre acompanhadas de assistência, recursos materiais e medidas estruturantes na região para que os cidadãos assentados possam produzir de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente.

Por fim, a Procuradoria afirma que continuará acompanhando a questão agrária na região da Amazônia, exigindo dos órgãos competentesmedidas efetivas para a regularização fundiária

Fonte:http://www.brasil.agenciapulsar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário