sábado, 1 de junho de 2013

A educação e o sistema prisional

Recentemente, o governador Confúcio Moura (PMDB) postou na rede social não saber como cuidar dos mais de 8 mil presos no Estado e pediu sugestões da população e setores que dominam o assunto. Muitos chegaram a criticar a manifestação do peemedebista, mas parece que até o momento não chegaram ao Palácio Presidente Vargas, sede do Poder Executivo, propostas que visam frear o avanço da população carcerária em Rondônia, ou pelo menos, recuperar uma parte dela.
 Na semana passada, o Diário recebeu relatório do Instituto Avante Brasil, especializado no estudo da violência no país, sobre a educação no sistema prisional. O trabalho foi realizado em 2012 e mostra que dos 8.051 presos, entre homens e e mulheres, 15% estudam. O maior percentual no país é em Pernambuco. Existem por lá, de acordo com o instituto, 27.193 presos, sendo que 25% dessa população está em sala de aula.
 Rondônia, superou vários estados, inclusive o Paraná, no estudo encomendado pelo Avante Brasil. São Paulo, estado com a maior população carcerária em termos absolutos, 190.818 presos, em 2012, também abaixo da média nacional de atividades nos presídios. Desse total, apenas 7% (13.877 presos) estão em atividade educacional, uma taxa de 72,7 para cada grupo de 1.000 presos, sendo que 8% são do sexo feminino e 7% do sexo masculino.
 O país não chegou no momento ideal, mas não há como deixar de enaltecer a evolução, se comparado com o levantamento nos últimos cinco anos, no que diz respeito à edução nos estabelecimentos prisionais. Talvez os governos precisem investir em experiências e programas educacionais que deram certo. Muitos detentos querem retornar ao convívio social e precisam de apenas um incentivo. Seria um caminho para desafogar o sistema prisional. Em Rondônia, o governo criou a Secretaria Estadual da Paz (Sepaz) com a missão de coordenar esses programas, mas ainda não é possível verificar projetos nesse sentido. Os dados do Instituto Avante Brasil servem de parâmetros para começar algum projeto nesse sentido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário