quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Deputados rejeitam cassar mandato de Natan Donadon, condenado pelo STF

[FOTO1] No total, 131 votaram pela manutenção do mandato do parlamentar

O deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) foi absolvido, durante votação secreta na Câmara dos Deputados, e continuará com mandato mesmo tendo sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 ano
s de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Esta é uma situação inédita na história do país. Para cassação do mandato seriam necessário 257 votos, porém, apenas 233 deputados votaram a favor da perda do mandato. Outros 131 votaram pela manutenção e 41 se abstiveram.

Após ouvir o resultado, Donadon ajoelhou-se, levantou as mãos para o céu e agradeceu a Deus. Em seguida, voltou para o Complexo Penitenciário da Papuda. O parlamentar foi condenado pelo STF pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que era diretor financeiro da Casa. Desde o início de julho, ele deixou de receber o salário de deputado e todos os funcionários do seu gabinete foram demitidos.

No entanto, como Donadon está impossibilitado de participar de votações por causa da condenação no STF, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou o suplente imediato, o ex-ministro da Previdência e ex-senador Amir Lando (PMDB-RO), para assumir a vaga.

Defesa
No início da noite, o parlamentar subiu à tribuna para se defender diante dos colegas da Casa. Durante aproximadamente 30 minutos Donadon disse foi injustiçado e pediu para ser absolvido das acusações de desvios de recursos público. "Eu sou inocente dessas acusações que estão impondo sobre mim. Não adiantaria eu vir aqui para mentir", disse.

O parlamentar, que está preso desde de 28 de junho na Papuda, aproveitou para reclamar das condições que está sendo submetido no presídio.

"Os presos pediram pra dizer como a alimentação de lá é ruim", salientou. "Justo hoje acabou a água enquanto eu tomava banho e estava ensaboado. É desumano o que prisioneiro passa", reclamou. "Tenho sofrido bastante, inclusive financeiramente. São dois meses que não recebo salário. Meus assessores foram demitidos. Sou deputado e não acho justo terem suspendido o pagamento do meu salário e cassado todos os meus direitos", disse. . Donadon foi liberado hoje (28) pela Justiça para comparecer à Câmara para fazer sua defesa em plenário.

(Colaborou Adriana Caitano e Leandro Kleber)


http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/politica/2013/08/29/interna_politica,139934/deputados-rejeitam-cassar-mandato-de-natan-donadon-condenado-pelo-stf.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário