Boas vindas e boa leitura é o que desejamos a todos que acessarem este blog, aqui trataremos de temas variados, mas de interesse público e do público: direitos humanos, educação, cultura, segurança pública, política etc.
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Eles, os Médicos Brasileiros descobriram que são parte da sociedade
A Medicina , é uma das profissões mais antigas e necessárias do mundo, tal é a sua importância que logo foi comparado a um sacerdócio, isso quer dizer que deve ser exercido como missão, com dedicação com abnegação e responsabilidade, como tal não poderia ser transformada em mercadoria, no sentido marxista. No entanto o que se vê no Brasil, principalmente , é a medicina sendo exercida de forma mercenária, elitista, e de forma punitiva aos mais pobres.
Não é nem um pouco raro se vê os médicos que atendem no SUS, ou que deveriam atender no SUS, tratar com descaso e arrogância, os usuários desse sistema, também sempre tem algum usuário a contar situações que esperou a noite toda em uma fila de hospital ´público para ser atendido e pela manhã é avisado que o profissional do SUS não poderá atender, as vezes esse profissional passa no Hospital público só para assinar o ponto.
Não é novidade no Brasil o fato do profissional do SUS ter várias matriculas na rede pública e só atenda bem no seu consultório particular. A profissão que deveria ser exercida como sacerdócio é praticada com a sagacidade dos mercadores, esses profissionais do SUS , não raramente se associam a outros médicos -empresários e tornam-se um, e exercem a nova atividade com toda dedicação, a pretexto de diagnosticar bem o paciente passam a exigir exames e mais exames , sempre indicados a uma clínica amiga.
Esses mesmos médicos com várias matriculas no serviço público, e com atividades na atividade privada ainda fazem bico nos finais de semana no interior do Brasil, ganhando fortunas por plantões.
Diante desse quadro caótico , e pressionado pelas manifestações de rua, que exigem melhor atendimento no Serviço de Saúde Pública ,o Governo Brasileiro se viu forçado a encontrar uma saída para a ausência de médicos no interior do Brasil, contratar médicos no exterior.
Aí os médicos Brasileiros descobriram-se cidadãos, parte de uma sociedade, portadores de direitos, e saíram as ruas para protestar . Imagine vocês, contra a falta de estrutura nos hospitais ´públicos Brasileiros , descobriram que os hospitais brasileiros não tem estrutura de trabalho, as suas faixas ostentam dizeres" não faltam médicos , falta estrutura" "Não faltam médicos , falta, medicamento, falta gaze, falta ambulância " . etc .
A representação da categoria médica justificou a preocupação com a contratação de profissionais estrangeiros,pois o exercicio da medicina por estrangeiros traria riscos para a população Brasileira , pelo jeito não colou, a população entendeu como reserva de mercado, e agora o governo Brasileiro anunciou a contratação de 4.000 médicos estrangeiros para ocuparem vagas no interior do Brasil, são Médicos cubanos, com uma tradição no exercício da medicina familiar. A mais nova argumentação da representação médica Brasileira contra a contratação é com o regime de trabalho medico dos cubanos, que se assemelharia ao regime de semi escravidão. Pode ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário