domingo, 2 de março de 2014

A ausência de candidaturas ao senado e a imposição político partidária

A ditadura politico partidária engendrada pelo regras eleitorais que vigoram no Brasil obriga o eleitor a votar em candidatos que nem sempre estão capacitados para cargos tão importantes. O Maranhão vive esse drama hoje, os candidatos ou possíveis candidatos ao posto de senado por exemplo, estão bem aquém da capacidade comprovada necessária para tal posto.


Hoje os candidatos anunciados ,até agora, se credenciaram a partir do controle da máquina partidária, não por ter uma história no estado que os credencie a tal. Aliás , esse cargo majoritário só tem até agora um candidato declaradamente, o Deputado Roberto Rocha, filho do outrora governador Luís Rocha, a vida pública do referido candidato está genealogicamente ligada ao grupo Sarney, a quem diz combater.

O seu poderio econômico e político se dá em função da passagem do seu pai pelo governo do estado, com apoio do grupo Sarney.



O referido candidato nunca teve uma destacada oposição ao grupo Sarney, ao contrário, alterna as suas posições, ora ao lado do grupo Sarney ,ora contra. Não há uma identificação imediata, inequívoca do candidato com o estado do Maranhão, não representa projeto alternativo de poder, Como deveria ser um candidato ao senado.

Por conta desse poderio político partidário, econômico e midiático que detém credencia-se ao senado. A outra candidata que até agora se propõe ao cargo é atual governadora, ninguém mais até a presente data. Uma posição tao importante para o estado e para o país merece mais e melhores alternativas.

Existem personagens no estado com credenciais tão atraentes ou mais que o deputado Roberto Rocha, pela sua história de vida, pelo cabedal de conhecimento, pelo postos ocupados ao longo da vida pública, pela capacidade de discutir um projeto para o estado. mas não tem o controle da máquina partidária, o poderio econômico, o estrutura midiática tão valiosa nesse sistema eleitoral.

O ex Ministro Edson Vidigal , por exemplo, uma história de vida interessante, vastos conhecimentos jurídicos , uma ótima sinergia com o povo, trânsito livre em todas as esferas de poder, deputado constituinte. Profundo conhecedor das necessidades do povo Maranhense, mas não tem a estrutura anteriormente citada. A reforma política é fundamental para o Brasil e para os Brasileiros, que assim , quem sabe, possamos fugir da ditadura político partidária que nos empurra goela abaixo sapos de todo tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário