quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Roseana o senado e a oposição

Já defendemos a tese de que Roseana Sarney não deixaria o governo assumindo o risco de perder uma eleição indireta na assembleia, risco esse que é real, já que por várias vezes durante esse mandato a assembleia, digo a base aliada , já se rebelou contra o palácio dos Leões.

Numa situação de desgaste natural , depois de mais de 40 anos no poder, os aliados vendo o vento ventar em outra direção se assanham todo, e não perderiam a oportunidade de desapear o grupo que está no poder e entrar para a História, ainda que seja sob o signo da traição.

A governadora, por outro lado já percebeu a possibilidade de ser deixada na mão e reluta em sair do governo, adia a renúncia.


A possibilidade do candidato do governo, luís Fernando disputar a eleição no comando dos Leões assusta a oposição, no meu entender o que deveria assustar a candidatura do pc do b é o candidato Luís Fernando ter um candidato ao senado competitivo como companheiro de chapa,no nível da atual governadora, Roseana Sarney.

É sabido que a candidatura ao senado potencializa o candidato ao governo, hoje a candidatura de Luís Fernando está em fogo morto ,dentre outros motivos porque não tem um candidato ao senado com potencial de voto, o que a Roseana Sarney tem.



A máquina do governo vem sendo usada a vontade em prol da candidatura de Luís Fernando a mais de um ano, exatamente porque sabem que desta vez a máquina não poderá ser usada como das outras vezes em favor do governo as vésperas de eleição, afinal já temos exemplos de mandatos caçado por uso da máquina, ou suposto uso .

Aqueles que defendem que a governadora não pode ficar sem mandato por conta de uma necessidade absurda de imunidade, lembro que a mesma poderá ter fórum privilegiado estando em vários outros cargos, inclusive, ministra. Portanto a questão principal não é imunidade, antes seria manter o poder no senado, o que garante força dentro do PMDB e diante do governo Federal.

Mas diante da possibilidade de perder o controle da máquina Leonina é possível que a governadora se mantenha no governo até o final. Nesse caso Luís Fernando perde por um lado e ganha por outro, perde um candidata ao senado competitiva, mas fica com a máquina do governo trabalhando a seu favor com toda força.

Além do que se a governadora optar por ficar no cargo aumenta a margem de negociação do governo com partidos como o PSDB, PPS, E até PSB E PDT. . Não podemos perder de vista que a indefinição de Dino em escolher o candidato ao Senado tem aberto feridas, que sangram a cada dia, sem parar

A oposição por seu turno ,poderá correr com mais folga pela raia do senado, mas terá uma máquina de fazer votos contra si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário