domingo, 22 de fevereiro de 2015

Como é a vida na prisão dos executivos da Lava Jato

http://epoca.globo.com/tempo/filtro/noticia/2015/02/como-e-vida-na-prisao-dos-bexecutivos-da-lava-jatob.html


Nas celas dos presos da sétima fase da operação da Polícia Federal, que investiga corrupção na Petrobras, não há separação entre o banheiro e a área comum, também não há TV, relata jornal



Os 23 executivos e empresários presos na sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro e batizada de Juízo Final, foram alocados em uma ala com três celas, unidas por uma sala comum, na Polícia Federal no Paraná. O espaço é feito para abrigar seis pessoas, com dois beliches por cela. Reportagem da Folha de S.Paulo relata como é a vida deles no cárcere. Atualmente 12 continuam detidos.
Sem cama para todos, eles se organizaram: os mais novos usam colchonetes no chão. Para o uso dos banheiros - um vaso sanitário de aço pregado no chão de cada pia -, também criaram um regra. Como não há divisão entre latrina e área comum, para criar um mínimo de privacidade, foi deixado um colchão entre a privada e as camas. Quando há alguém usando, uma tolha é pendurada nele e ninguém se aproxima dali, relatou àFolha um dos presos na Juízo Final, agora em liberdade.
A faxina das celas é feita pelos presos, que recebem produtos de limpeza dos advogados. Para não beber água da torneira, familiares e advogados também levam água mineral, além de frutas e bolachas. Nas refeições, comem marmitas com talheres de plástico - ou com as mãos, quando não conseguem cortar a carne. O banho de sol tem duas horas. É proibido fumar. Não há visitas íntimas.
DELAÇÃO Grupo de presos na ação da sexta-feira na Polícia Federal de São Paulo (acima). As delações premiadas de Alberto Youssef (à esq.) e Paulo Roberto Costa (à dir.) ajudaram a embasar as acusações (Foto: Michel Filho/Agência O Globo)



Kindle

Nenhum comentário:

Postar um comentário