sábado, 14 de junho de 2014

Nasce um cangaceiro


No dia 2 de novembro de 1875 nascia em  Afogados do ingazeiro, sertão de Pernambuco, Manoel Batista de Morais, mais conhecido como Antônio Silvino. 
Foi  o cangaceiro mais notório antes de Lampião.
 Entrou no cangaço ainda jovem, junto com o irmão, para vingar a morte do pai, Batistão  do Pajeú, bandoleiro.   Fez parte do  bando do seu tio Silvino Aires, de quem herdou o comando do grupo. O bando-formado por cangaceiros como cavalo de   Cão ,relâmpago ,Nevoeiro, bacurau, Cobra, Azulão, Cobra  , verde, Gato Brabo ,Rio Preto ,Pilão Deitado e Cossaco-espalhou  o terror pelo Sertão de Pernambuco e da  Paraíba.

 Depois de assumir a chefia, passou a vestir a farda de coronel e a exigir    a ser chamado de  capitão Antônio Silvino.
.
 Entre as muitas  ação liderada por ele está  o ataque  as obras da empresa  Great western, responsável pelo sistema ferroviário  na Paraíba.

O Bando arrancava trilhos, prendia funcionários, e até sequestrava os engenheiros.

Antônio  Silvino foi preso em 24 de novembro de 1914 e solto em 1937 , por bom comportamento, por meio de indulto concedido pelo então presidente  Getúlio  Vargas.  Pai de  oito filhos, ele morreu aos  69 anos. Também chamado de  "Rifle de ouro", suas aventuras foram eternizadas em literatura de cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário