domingo, 28 de setembro de 2014

O processo eleitoral e o sistema penitenciário

 
 O Sistema penitenciário  maranhense           tem sido fundamental  no processo  eleitoral  ,  a cada notícia ruim     um ponto     a menos para o governo.  O  estado tem feito esforços sistemáticos para  recupera-lo  ,  mas       são  muitos anos de abandono  e certamente precisar-se- a de  muitos outros anos para recupera-lo  também.

Além da dificuldade   de recuperar estrutura física   , muito mais difícil  é  instalar uma outra  cultura no sistema,    a cultura do interesse público.
  O que se vê são interessasses particulares e  pessoais  se sobrepondo  ao interesse público.

O pior é constatar  que   muitos que chegam com  o discurso  de priorizar o interesse público logo  se revelam  mercadores  de interesses pessoais  , mantém o discurso  mas  as suas  práticas revelam o contrário,      e ai     aquela música de Zé Ramalho.explica bem." Tô vendo tudo, tô vendo tudo. Mas, fico calado, faz de conta que sou mudo. Um país que crianças elimina. Que não ouve o clamor dos esquecidos"

  Nos últimos dias   viu-se isso com bastante clareza .  Dois  servidores , um terceirizado  e outro    do quadro      buscando     satisfazer  interesses pessoais  jogam  na lama  o sistema penitenciário
   
O  Primeiro, diretor da CADET , foi  preso sob a  acusação  de vender fugas   e liberar  presos  o segundo   ap   diretor d ccpj de pedrinhas    foi  "produtor"  de um vídeo  dentro da cadeia  onde um preso   acusava   falsamente um candidato ao governo de participar   de    crimes  graves.

O vídeo foi divulgado e o preso      reconhecido. Depois de reconhecido  negou   as    acusações  e        acusou o diretor  de      ter prometido vantagens  para o mesmo realizar  as acusações.

  A polícia  civil e federal estão no caso  e provavelmente     trarão mais   detalhes da trama para  a sociedade,.  claramente o primeiro caso teve uma repercussão maior  que o segundo  em que  pese  serem faltas gravíssimas

o caso do vídeo  além de agredir   o  sistema   eleitoral  agride  também  a categoria  de  agente prisional,   que  fica com a imagem   prejudicada, mais uma vez. Ambos  os  servidores  eram   de  " confiança"  e   talvez resida  ai o maior problema.

Espera-se  que  as investigações respondam perguntas  que estão  no  ar,  Quem  mandou  "produzir o vídeo"?   quais as vantagens     que recebeu  o produtor do vídeo.  O vídeo  tinha o interesse de   atingir   a quem  mesmo?,  POR  QUAL MOTIVO O PRESO  MUDOU  A SUA VERSÃO?.

 O sistema   prisional Maranhense      é  o retrato do sistema prisional do Brasil, nem  melhor nem pior    e  é fruto do descaso do estado Brasileiro entrentanto ainda não  se teve notícia de interferência no  processo eleitoral em nenhum outro  lugar





Nenhum comentário:

Postar um comentário