terça-feira, 23 de setembro de 2014

A ASSOCIAÇÃO DE MAGISTRADOS DO MARANHÃO E O SISTEMA PENITENCIÁRIO

A  associação de magistrados do Maranhão    emitiu nota recente sobre o sistema penitenciário, onde se refere " a descoberta de    a uma rede  de corrupção    no complexo penitenciário que facilitava  a saída de presos  e o prosseguimento das mortes de presos no interior do complexo ",
  o  trecho da nota deixa clara que uma rede  de corrupção  que facilita fugas  e o prosseguimento de mortes no interior do complexo, pois bem,  que rede  é  essa?, quem  a compõe?      quais  as pessoas envolvidas?.
 Até onde o público conhece foi preso  um   diretor de unidade  corrupto, que facilitava fugas   e saídas indevidas, esse  é o  fato   público, mas onde  está  a rede?.  A associação  de magistrados deve  esclarecer tal fato.
  Não  é    demais lembrar que desde     2007    as entidades  de direitos humanos   tem denunciado mortes  e corrupção  no sistema penitenciário, inclusive com suspeitas de participação de  agentes públicos, fugas misteriosas, principalmente    do  CDP, de  assaltantes de banco, não é fato novo, novo  é     a punição  com prisão .
Também cabe lembrar que o sindicato de agentes penitenciários  sempre saiu em defesa  dos    agentes supostamente envolvidos.
 O referido   sindicato   atacava  com toda força  os integrantes do sistema de justiça  que  denunciavam   tais fatos,inclusive os defensores de direitos humanos,  quem não lembra o ano de  2005 quando  o secretário  de   justiça e administração penitenciaria  era  ´Sávio Dino,  que  tomou decisões  moralizadoras no sistema penitenciário,   e que por isso  sofreu represálias terríveis  do   sindicato.
 Este      blogueiro presenciou esse momento e sofreu represálias por  declarar voto     ao candidato a deputado  Federal  Flávio Dino.  E vem  desde então sendo perseguido sistematicamente  por esse seguimento  que   viola os direitos humanos no sistema penitenciário,  e promoveu todo tipo de barbárie,mas  agora devido ao período   eleitoral   e   provável mudança  no comando político do estado esses que  muito contribuíram  para    desmontar  o sistema  penitenciário   e   provocaram  choro e ranger de dentes   dizem que vão restaura-los   a partir de 2015, e dizem publicamente , em faculdades,  em corredores do serviço público .
Só  se Flávio  Dino    tiver mudado  muito, mas muito mesmo

 Abaixo  segue  a nota da associação dos magistrados,





NOTA PÚBLICA
A Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA em face dos últimos episódios ocorridos nos Complexo Penitenciário de Pedrinhas que demonstram que as providências adotadas pelo Executivo não foram suficientes para a resolução da crise que aflige o sistema penitenciário maranhense vem a público manifestar a sua preocupação com a situação, esclarecendo os seguintes pontos.
1. Os magistrados maranhenses que atuam na área criminal têm priorizado o processamento e julgamento das ações com réus presos, apesar das constantes dificuldades para a instrução dos feitos decorrentes da falta de apresentação dos detentos nos atos processuais, inviabilizando, por vezes, a sua realização.
2. A expansão do número de vagas no sistema penitenciário maranhense ocorre a passos lentos, apesar de decretado o regime de emergência com dispensa de licitação, considerando que os prazos com os quais o Executivo se comprometeu não foram cumpridos, tanto que apenas recentemente é que foram entregues as primeiras unidades, que ainda não funcionam plenamente.
3. A desorganização administrativa do sistema penitenciário, por sua vez, aprofundou-se no curso de 2014, como demonstram as constantes fugas – algumas com incrível facilidade – a descoberta de uma rede de corrupção que facilitava a saída de presos e o prosseguimento das mortes no interior do complexo, o que acabou culminando com a exoneração do então Secretário de Administração Penitenciário.
4. A AMMA reconhece a complexidade do quadro, pois após anos, o descaso com o sistema penitenciário não será resolvido do dia para noite, porém, não pode concordar com o discurso oficial do Executivo e de setores do Judiciário que, em momentos em que a crise se agrava, tentam justificá-la como resultante do excesso de preso, quando, na verdade, o que há é falta de vagas.
5. O Maranhão tem proporcionalmente a menor taxa de encarceramento do País, o que demonstra a atuação responsável dos juízes criminais, contudo, não há como resolver a inércia do Executivo em abrir novas vagas soltando presos que ainda não tenham direito à liberdade sob pena de pôr em risco a própria sociedade.
6. Finalmente, a AMMA reforça a sua convicção de que a violência nas ruas tem ligação direta com a violência dos presídios, o que demonstra a necessidade do Executivo em priorizar esse tema em prol do bem comum.
São Luís, 19 de Setembro de 2014.
JUIZ GERVÁSIO SANTOS
PRESIDENTE DA AMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário