quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O perfil do novo secretário de segurança

O futuro secretário de segurança , Jeferson Portela, dos anunciados como secretário, até agora, é o que mais tem despertado comentários . Tem sido destacado o seu perfil técnico. Provavelmente por ser delegado de carreira, estranho se não fosse.

A secretaria que Jeferson Portela irá dirigir em 2014 é uma das que manejam o maior orçamento do estado. É também onde nos últimos tempos tem sido um dos maiores gargalos do governo do estado. além de ter que combater eficazmente o crime, ainda tem que evitar a corrupção interna. Uma infinidades de grupos e subgrupos. Mas parece o oriente médio

Dentre esses desafios , combater a corrupção, em particular, não é pequeno, aliás o que projetou o delegado Jeferson Portela foi exatamente a denuncia de corrupção na pasta, no governo Jackson Lago, um governo que tinha a bandeira da ética e da honestidade.

O então delegado geral denunciou a imprensa e a justiça esquemas de corrupção na secretaria de segurança cidadã. A denuncia tem repercussões até hoje, inclusive na esfera jurídica.

Mas o mais importante disso tudo foi o gesto do então delegado geral, em um ponto chave na secretaria, discordou e denunciou o esquema milionário de corrupção.


Foi afastado, chamado de desequilibrado pelo governador. Não se intimidou levou as denuncias a justiça, desmistificou o mantra de honestidade com o qual o governo daquela época queria se caracterizar.

Foi o primeiro ato de desconstrução dessa mentira institucional, depois se seguiram outros. o delegado Jeferson Portela também se mostrou com muita coragem e dignidade quando denunciou publicamente investigações levadas a cabo pelo delegado Raimundo Cutrim, quando , segundo Jeferson foram usados métodos de tortura, essa denuncia foi feita em televisão.

Esses atos públicos do delegado Portela dizem muito, principalmente levando em conta que ocorreu no campo da segurança pública.

Um terreno minado, que não aceita dissensos comportamentais. Na história do Maranhão não conheço alguém de dentro da estrutura da secretaria de segurança que tenha feito denuncias de corrupção e de tortura.


O Desafio é enorme, as armadilhas serão infindáveis, os falsos aliados aos montes, a cobrança diária por transparência .

Os de atos de terceiros lhe serão atribuídos. Mas acima de tudo terá que lidar com a cultura que impera na segurança que obstaculizará a implantação do pacto pela vida. Mas o delegado já mostrou que aceita desafios homéricos. Boa sorte Jeferson

2 comentários:

  1. esse e o cara!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torçamos para a sua administração frente à pasta e ajudemos da forma que for possível faze-lo.

      Excluir