domingo, 12 de outubro de 2014

A neutralidade nas eleições para presidente da Repúlblica

O  arranjo político  feito no Maranhão  que       acabou levando a vitória  de  Flávio Dino   já trás  em   si  a  semente da contradição. E motiva as futuros    disputas internas no governo  e no  estado  .

Fiquemos   somente  em umas das contradições.  A  aliança  PSDB   X  PC do B.    O senador eleito Roberto   Rocha é  do PSDB    que é   a mais  ferrenha oposição  do  PT, partido da presidenta Dilma,  e logicamente  declara  voto  a   Aécio e ao PSDB.

 O governador  eleito  declara-se neutro , mas o seu partido  mantém-se fiel    ao governo Dilma.

 Na disputa  de poder   que  se dará  na estado nos  próximos anos , não  é difícil imaginar   que o PSDB venha   a   requerer   a hegemonia  política no estado,  e      dependendo  do resultado das eleições  para presidente da república, o PSDB de  Aécio    e FHC   estará  com chances reais de  disputar o governo do estado em 2018.

  O  grupo político  que  agora fora  apeado do poder estará em condições  de   ser o fiel da balança dessa disputa.Já  que      não será mais vidraça    e sim estilingue  ,   e  com uma estrutura gigantesca    criada em  48 anos de poder.

  Em que pese  as feridas históricas entre Roseana  Sarney e o PSDB de  Serra, as feridas  abertas  nas eleições de 2014 estarão ainda sangrando. E poderá ser elemento decisivo     numa tomada de decisão que possa favorecer   o PSDB

 A neutralidade   do governador  eleito certamente que trará efeito em  2018.  Levando-se em consideração  que no Brasil  e particularmente no Maranhão o povo vota no candidato e não no partido , o que faria   diferença na eleição    é  a declaração  de voto do governador  eleito  e não   a participação do  seu partido na campanha de  Dilma.

Aliás , no  Maranhão  o partido só elegeu algum representante  no parlamento após      a filiação  do atual governador,  Flávio  Dino. Prova inconteste  que é  ele quem tem votos no Maranhão  e não o partido.

A   neutralidade  de  Dino segue  a lógica da  tomada  de posição do  governo Federal no primeiro turno nas eleições    do  Maranhão.  Certo?  .Errado.
.
 Dilma manteve-se  neutra em relação  a disputa estadual levando em consideração que    tinham dois  partidos  da base do governo  federal disputando  o governo do  Maranhão, o  PMDB e o  PC do B.

 O  PT, partido  a qual  Dilma  é filiado posicionou-se institucionalmente ao lado do candidato adversário de Dino, o que é bem diferente   do governo federal se posicionar em favor de candidato ao governo  do estado.

O governo Federal se posicionou  em favor do candidato ao senado em  função da disputa ao senado se dar entre  PMDB, partido da base  e  PSDB  , oposição ao governo.

A neutralidade do governo Federal na disputa do  governo estadual  tem uma justificativa.

Dino  mantém-se neutro    e assim acaba favorecendo    Aécio Neves, mas   qual  a justificativa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário