segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

esquerda, centro, direita.

voçê já ouviu e leu estas expressões, esquerda centro e direita, aplicadas a  vida política no Brasil e em outros países.
Diz-se por exemplo que a presidenta brasileira Dilma eleita em 2009, é de "esquerda" e os generais que estiveram na presidência da república entre 1964 e 1985 eram de "direita".
Com a extinção da União soviética-país de socialismo burocrático de estado ,cujo regime era tido como  de "esquerda "- essa distinção perdeu força.Alguns afirmam até que ele deixou de existir. Para outros contudo, ele continua vigente.

 Vejamos como surgiram estas expressões e como foram incorporadas ao vocabulário político.

Quando  a revolução Francesa se organizou em convenção(uma espécie de parlamento, de 1792 a 1795),  a luta política intensificou-se. O assento do  presidente ficava no meio da sala. Os girondinos (alta burguesia conservadora) sentavam-se a direita dele. os jacobinos (pequena burguesia e representantes da plebe) sentavam-se á esquerda.
O presidente da convenção  passou a chamar os girondinos de direita , e os jacobinos de esquerda. Os jacobinos pretendiam aprofundar as medidas revolucionárias,os girondinos não. As expressões pegaram: esquerda, hoje, é quem quer fazer uma revolução ou introduzir reformas radicais, direita ´´e quem  rejeita mudança, no centro os indefinidos.
combinando  as duas classificações chegamos ás seguintes posições.:
 Extrema direita-corresponde aos reacionários,
centro  direita-indica os conservadores,
centro esquerda-refere-se aos  reformista
extrema esquerda-abrange- abarca os revolucionários.
Na realidade as diferenças entre essas categorias não são bastante claras nem muito rígidas. Assim, será difícil colocar uma pessoa ou um grupo numa forma nítida, dentro qualquer uma dessas posições.
 E aqui no Maranhão como poderíamos agrupar os grupos  que compõem o cenário político?

Nenhum comentário:

Postar um comentário