terça-feira, 20 de outubro de 2015

Nepotismo Cruzado

Nepotismo Cruzado é o nome que se dá à nomeação de parentes para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas.

O termo Nepotismo é de origem latina, nepos, e significa neto ou descendente. Sua utilização surgiu associada ao contexto das relações do papa com seus parentes, em especial com seu cardeal-sobrinho. Porém o termo excedeu essa relação e passou a designar outro tipo de relação também parental no funcionalismo público. Um dos principais nepotistas históricos foi Napoleão Bonaparte, que, em 1809, nomeou três de seus irmãos como reis em países ocupados por seu exército.

O Nepotismo é hoje considerado uma prática ilegal na administração pública, pois se refere à promoção de um indivíduo em função de seu parentesco com aquele que o promove. Ou seja, é uma conquista muito mais baseada em privilégios do que em competência e qualificação profissional. Assim, é importante fazer sua distinção do favoritismo simples, que é, na verdade, um tipo de relação privilegiada que não envolve parentesco. Mas cabe ressaltar que o termo não é utilizado apenas no meio político ou da gestão público, Nepotismo é uma expressão que pode ser aplicada também no meio artístico, quando alguém é acusado de fazer sucesso em função de um parente mais famoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário