segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Oposição preocupada com o desencantamento do eleitor

Integrantes do comando das campanhas do tucano Aécio Neves e do socialista Eduardo Campos demonstram uma preocupação em comum: a dificuldade de encantar o eleitor durante esse primeiro momento da corrida presidencial.
Um tucano que integra a Executiva do partido reconheceu ao Blog de forma reservada que o maior desafio da candidatura de Aécio é superar o desencantamento da população e conseguir se apresentar como uma alternativa.
Apesar da grande rejeição do eleitorado ao nome da presidente Dilma Rousseff, do PT, como indicam as pesquisas mais recentes, nenhum candidato ainda conseguiu despertar um sentimento de esperança na população. "O que temos hoje é muito mais uma negação da política", reconheceu esse tucano.
No comando do PSB a avaliação é semelhante. A expectativa inicial era de que a ex-senadora Mariana Silva pudesse repassar para Eduardo Campos o voto associado à nova política. Durante a onda de protestos que tomou conta do país em junho do ano passado, Marina foi o único nome que, na ocasião, cresceu nas pesquisas.
Mas, até o momento, Campos não conseguiu ser o herdeiro do voto que Marina conseguiu capitalizar num passado recente. A grande esperança da campanha de Campos é que, em algum momento, ele possa representar essa nova política e conseguir agregar esses votos.
Uma coisa é certa: tanto na campanha de Aécio como na de Campos, o temor é de que essa apatia política do eleitorado acabe beneficiando diretamente Dilma. Isso porque, apesar de ser rejeitada por mais de um terço do eleitorado, Dilma também tem um piso superior a 35% das intenções de voto.
"Num cenário de grande ausência do eleitor das urnas no dia da votação, a redução do voto válido pode ajudar Dilma a ganhar a eleição até mesmo no primeiro turno", reconheceu um parlamentar tucano

http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário