domingo, 27 de março de 2016

Servidores estaduais e governo Flavio Dino



  O  atual governo do estado  não demonstrou  nenhuma disposição em valorizar os seus servidores     com  políticas reais de reajuste, ao contrário,  tem humilhado,   desrespeitado  as categorias que se  mobilizaram  em favor de melhores condições de trabalho    e  de salários,  Assim fez  com  os servidores da justiça,  em aliança  com o tj,  essa categoria em particular   tem em seu presidente  , Aníbal Lins,  um  aliado de primeira mão   do  governador  Flávio Dino.
 Alias  o sindicato de servidores da justiça é um dos sindicatos da cota  do Pc do b, Partido do governador, nem por isso mereceu  tratamento melhor, inclusive corre o risco de quebrar em função de multa pela greve ter sido  declarada ilegal.

A  policia  civil  também tentou  se mobilizar  em busca de melhores salários  e condições de trabalho, e nesse caso com um agravante, o governo de estado pactuou acordo com delegados onde se compromete  apagar  um reajuste considerável para  a   categoria, que não precisou ir um dia    ás ruas, tudo acordo de gabinete,  a pc  por sua vez depois de vários dias   em greve  foi  obrigada   a sair da greve  sob pena do governo do estado não negociar,  e saiu   mesmo, sem chiar.

 “Tudo  com a promessa de que  esse ano seriam  contemplados com reajustes, mas sem pressão,  o que receberem será” dádiva"., se forem as ruas serão castigadas.

Os agentes Penitenciários adotaram  uma estratégia    de  se tornar apêndice da p.c., o que    a p.c. "ganhar", os  aps "ganham", se  pc não ganhar nada , nada ganham  os  aps.  As lideranças  não  informam   a categoria, ninguém sabe nada,  enquanto isso o governo do estado  meteu os pés pelas mãos,  superpovoou  a folha de pagamento, com  comissionados,  servidores  com ligações politicas partidárias, sem vínculos anterior  nenhum com o serviço público,  aportaram de repente  no   serviço publico e sem    intenção de   sair.
As gratificações que  esses comissionados  recebem  em  geral é  maior  bem  maior  que o mísero salário do  servidor  efetivo.

No PROCON por  exemplo, não tem servidor  efetivo, com raras exceções,  grande maioria  comissionados,  no porto  , nem se fala.  a joia da coroa, salários altíssimos,  filhos de secretários, irmãos . Primos,  irmãs. ,  cunhados,     filhos de autoridades  saindo das fraudas, nunca fizeram um concurso público e já ganham  cinco dez mil reais.

Em todas as secretarias  esse cenário é visível,  uma grande família, tal qual    em épocas passadas.  Na prefeitura municipal  o cenário  é  o mesmo ,  nepotismo cruzado na maior cara de pau.   A republica instalada  no  Maranhão  se guia por métodos usados pela oligarquia, pelo militares  da ditadura       Brasileira  e outros  exemplos de triste memória



A  nós do   terceiro estado  só  cabe  calar, sob pena de   ser perseguidos   no serviço publico,  nos tribunais  e  quem sabe até nas ruas. Escrever sobre  esse    clima de   terror   é perigoso.  O príncipe não pode ser  desagradado.
 Agora  o executivo federal prevê  umas série de condições  para  que  estados , municípios    e DF  possam aderir  ao plano  de auxilio aos estados e  ao distrito Federal. Essas  condições  preveem  alterações na lei de responsabilidade fiscal, que atingem  os servidores   fatalmente, prevendo inclusive, PDV, plano de demissão voluntária, instituição de previdência complementar, proibição de  politicas de aumento salarial  etc, tudo o que o governo estadual precisa para   continuar sem   reajustar  os servidores  efetivos do estado.JUSTE ORÇAMENTÁRIO DOS ESTADOS QUER PDV - PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA PARA SERVIDORES PÚBLICOS.

Aliados  a esse cenario desfavoravel   ,     vários  líderes  sindicais  que  em tese  estariam defendendo interresses dos servidores,   colocam seu nome       ao  sufrágio universal    e    essa condição coloca  em  alerta  os  servidores. Esperamos  que   a sua condição de lideres sindicais   não se confundam  com  a condição de candidatos   e  os seus interesses  políticos partidários não comprometam os interesses  da categoria.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário