quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comissão vistoria reforma do Centro de Custódia de Presos




O juiz titular da 2º Vara de Execuções Criminais (VEC),Fernando Mendonça, integrante da comissão que vistoriou, na terça-feira (13), a reforma do Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no bairro Anil, em São Luís, afirmou que houve uma melhora significativa no local depois da reforma. O magistrado fez a declaração se referindo à infraestrutura da instituição prisional, que, segundo ele, melhorou em relação à última inspeção.

O objetivo da visita da comissão foi acompanhar o trabalho de reforma do presídio feita pela Secretária de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap).

Fernando Mendonça integrou a comissão formada, também, pelo juiz substituto da 2º Vara, Douglas de Melo Martins; o defensor público Paulo Rodrigues da Costa; e o promotor de Justiça, Claudio Cabral. Participam, ainda, membros da Sejap, representada pelo secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária, Sergio Tamer; os secretários-adjuntos de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo; e de Justiça, Ribamar Cardoso; e os superintendentes de Estabelecimentos Penais da Capital e do Interior, Fredson Maciel e Afrânio Martins Feitosa.

Várias instalações do CCPJ foram inspecionadas pela comissão que aprovou as condições das novas celas com capacidade para 14 presos. O grupo examinou os equipamentos de monitoração eletrônica, as reformas das celas e a infraestrutura do prédio. “Com todos os serviços que foram feitos, não só os internos, mas também os servidores vão se sentir bem melhor nesse novo ambiente”, afirmou Fernando Mendonça.


Melhora - O juiz Douglas de Melo Martins disse que houve uma melhora de 90%. “Da última vez, as condições estavam inapropriadas para recebimento de internos, mas, hoje, houve uma mudança radical”, frisou o juiz.

Para o defensor Público Paulo Rodrigues, antes da reforma, a situação era caótica. “Os serviços com o intuito de reformar a instituição prisional ficaram muito bons; a poluição visual, a questão do lixo que estava exposto não existe mais, as paredes estão devidamente pintadas e o sistema de monitoramento melhorou”, constatou.

O agente penitenciário Agnaldo Maxiliano Junior acha que a instituição prisional está muito melhor para trabalhar. Para ele, com a reforma, a segurança melhorou. “Antes eram telhas, ficava muito fácil para eles. Agora com concreto é mais difícil acontecer fugas”, afirmou.




fonte : jornal o estado do maranão

Nenhum comentário:

Postar um comentário